História do SAPSI

O SAPSI foi criado no segundo semestre de 1977, semestre seguinte à criação do curso de graduação de Psicologia da UFSC, sendo prerrogativa do currículo mínimo do MEC (conforme Lei nº 4.119 de 27 de agosto de 1962). O objetivo inicial do serviço-escola era, além de proporcionar local de estágio para alunos de último ano, ser um centro de pesquisa e extensão para os professores. Inicialmente ficou mais restrito aos atendimentos clínicos e a dinâmicas de grupo, base para as supervisões de estágio. Mas, aos poucos, com a chegada de novos professores, foi ampliando suas atividades para outras áreas da Psicologia.

A primeira coordenação do serviço foi desenvolvida pela Profa. Tânia Mascarello, enquanto as professoras Vera Rocha e Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva foram as responsáveis pelo projeto de criação do serviço. A Profa. Emiliana é figura de destaque na história de criação do curso de graduação de Psicologia da UFSC e do SAPSI. A solicitação para abertura do curso e, consequentemente, do serviço-escola, havia sido inicialmente negada pelo Ministério da Educação e Cultura da época. Contudo, foi especialmente devido à liderança de Emiliana no projeto de implementação do curso e do serviço-escola que, por meio de um ofício, ela foi capaz de sensibilizar o Ministério e fazê-lo reconsiderar a decisão de abertura do curso, quando as esperanças estavam sendo perdidas. Emiliana foi, portanto, responsável por efetivar a abertura do curso de graduação em Psicologia da UFSC, pioneiro no Estado de Santa Catarina e, ainda hoje, um dos mais importantes da região. Por extensão, Emiliana contribuiu de maneira significativa para a consolidação da profissão de Psicologia em Santa Catarina. Em decorrência de sua expressiva atuação, Emiliana foi homenageada com uma placa com seu nome junto ao nome do SAPSI, fixada na entrada do prédio atual do serviço-escola.

O SAPSI foi, inicialmente, nomeado de Serviço de Atendimento Psicológico. Contudo, em 2010, em uma reunião de professores do curso de Psicologia juntamente à equipe do SAPSI, este foi renomeado para Serviço de Atenção Psicológica, a fim de reafirmar o compromisso do SAPSI na oferta de formação e prestação de serviço em diferentes áreas de atuação da Psicologia. Atualmente, o SAPSI desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em diversas áreas de atuação da Psicologia. como Processos Comunitários e Ações Coletivas, Psicologia Escolar e Educacional, Saúde e Processos Clínicos e Trabalho, Organizações e Gestão.

O serviço atendia no final da primeira década do ano 2000, em média, 300 usuários por ano, em diferentes modalidades de atendimento. No período de 2016 a 2018 foram atendidas 887 pessoas, sendo 521 acolhimentos (plantão psicológico) (Frutuoso, Sengl, Kaszubowski, Barreto & Lopes, 2018). Em 2018, realizou um total de 3.798 atendimentos psicológicos gratuitos para 1.758 pessoas (Serviço de Atenção Psicológica, 2019).

Referências

Baus, J., & Guerra, R. (2006). Dona Emiliana e o Departamento de Psicologia da UFSC. Revista de Ciências Humanas, 40, 265-297. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/viewFile/17649/16213

Schneider, Daniela Ribeiro (2009). Trajetórias da história da psicologia em Santa Catarina: criação do curso de psicologia na UFSC. Temas psicol.,  Ribeirão Preto ,  v. 17, n. 1, p. 105-118.   Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000100010&lng=pt&nrm=iso

Frutuoso, J. T., Sengl, C.S., Kaszubowski, E., Barreto, M,. & Lopes, F. (2018, maio). Saúde mental: demanda reprimida para psicoterapia individual. Anais do Seminário Estadual de Práticas em Saúde Mental e Desafios Intersetoriais, Florianópolis, SC, Brasil, 1. Recuperado de http://www.congressousp.fipecafi.org/web/artigos92009/467.pdf