Projetos para crianças de desenvolvimento típico e atípico
Avaliação Neuropsicológica
Processo de investigação de perfil cognitivo de crianças de 6 a 12 anos, utilizando testes psicológicos e entrevistas. Os achados referentes ao processo de avaliação neuropsicológicos podem contribuir como guia para futuras intervenções multidisciplinares. Após a inscrição, em link a ser divulgado no site do SAPSI, é feita uma triagem através, a fim de identificar os casos que têm indicação para a avaliação.
Grupo de Pais e Filhos
Projeto vigente desde 2021 que acontece semestralmente no SAPSI, com objetivo de estimular as Funções Executivas e Regulação Emocional de crianças de 7 a 12 anos, por meio de uma intervenção lúdica estruturada baseada em uma história em quadrinhos e mediada por extensionistas e cuidadores. O projeto tem duração de 12 semanas, sendo as atividades divididas por encontros de monitoramento para verificar a execução das atividades e encontros psicoeducativos com os cuidadores das crianças participantes.
Intervenção com Jogos para Crianças com TEA: A intervenção com jogos para crianças com Transtorno do Espectro Autista tem como objetivo auxiliar e desenvolver habilidades de Cognição Social em crianças com TEA. Realizaremos uma série de avaliações neuropsicológicas que irão gerar um relatório completo do perfil de seu/sua filho(a). O projeto tem como critérios de participação: crianças com idade de 7 à 10 anos com o diagnóstico prévio de Transtorno do Espectro Autista, não possuir diagnóstico comórbido de Deficiência Intelectual moderada ou grave e não possuir significativo comprometimento das habilidades de linguagem expressiva (não verbais). Esse é um projeto em parceria com laboratórios das universidades UFSC, UFJF, EBMSP e Harvard.
Entrar em contato: (48) 8878-6928 (Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar – LANCE)
Oficinas Psicoeducativas para Crianças com TEA
As Oficinas Psicoeducativas para Crianças com TEA tem como objetivo proporcionar momentos psicoeducativos de desenvolvimento de habilidades e estratégias parentais com crianças e cuidadores sobre aspectos do desenvolvimento atípico das crianças com TEA. São feitos com grupos de diferentes faixas-etárias sendo Grupo A crianças de 3 a 6 anos e Grupo B crianças de 7 a 12 anos. Essas oficinas serão realizadas através de um grupo conduzido por estagiários do Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI – UFSC).