Missão, compromissos e princípios
A missão do SAPSI é desenvolver e aprimorar competências de intervenção profissional de estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia, de modo a contribuir para a formação de profissionais que possam atuar sobre fenômenos psicológicos, em diferentes campos de atuação, por meio da prestação de serviços, com responsabilidade científica, ética e social, compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral e a partir da perspectiva da complexidade dos fenômenos psicológicos.
O SAPSI tem como compromissos aumentar a qualidade das intervenções profissionais sobre fenômenos psicológicos e aumentar o escopo das intervenções profissionais no campo da Psicologia de modo a atender diferentes tipos de necessidades dos sujeitos, grupos e organizações que compõem a sociedade brasileira, por meio de treinamento para prática profissional, da prestação de serviços à comunidade e da supervisão técnico-científica, com qualidade.
Para plena efetivação de sua missão e compromissos, são princípios de funcionamento do SAPSI:
I – Desenvolver atividades de treinamento para prática profissional, de prestação de serviços à comunidade e de supervisão técnico-científica que atendam às necessidades formativas para o desenvolvimento de competências de intervenção profissional dos estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia, a partir das necessidades da comunidade de Florianópolis e região, de maneira coerente com os objetivos e valores da Universidade Federal de Santa Catarina, e em parceria com Departamento de Psicologia, do Curso de Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia desta universidade;
II – Atender à comunidade, em diferentes campos de atuação, com eficácia, a fim de promover a qualidade de vida e a dignidade humana;
III – Produzir dados recorrentes sobre o serviço-escola que viabilizem uma avaliação da qualidade do ensino, do atendimento à comunidade e do seu funcionamento interno, a fim de efetivar sua melhoria contínua;
IV – Gerir com eficiência e responsabilidade socioambiental o aproveitamento do espaço físico e os recursos necessários para o funcionamento do serviço-escola.