Prêmio Ciência pela Primeira Infância

13/12/2022 12:11

A atual Coordenadora do SAPSI, professora Dra. Chrissie Ferreira de Carvalho, do Departamento de Psicologia da UFSC, foi selecionada entre os 15 finalistas do Prêmio Ciência pela Primeira Infância.

No dia 8 de Dezembro, os finalistas participaram da cerimônia de premiação organizado pelo Núcleo de Ciência pela Primeira Infância (NCPI), que ocorreu em Salvador-BA. O prêmio teve por objetivo reconhecer 15 pesquisas a nível nacional que tiveram por objetivo impactar crianças de 0 a 6 anos e com capacidade de poder apoiar a qualificação de políticas públicas voltadas às crianças pequenas e suas famílias.

A pesquisa da professora Chrissie Carvalho que recebeu a premiação é intitulada “Curiosamente: uma intervenção baseada em jogos para promoção da cognição social na primeira infância”. O estudo desenvolveu um programa pré-escolar para crianças de 5 e 6 anos baseado em jogos para a promoção de habilidades socioemocionais, que envolveu identificar as emoções, interpretar situações causadores de diferentes emoções e a compreensão sobre os pensamentos e os desejos das pessoas. Os resultados indicaram melhora nas habilidades socioemocionais das crianças que participaram da intervenção comparadas ao grupo controle que não recebeu a intervenção.

Entre os 15 finalistas, foram elencadas as 6 pesquisas vencedoras, com estudos sobre temas como o impacto da desigualdade e de programas de transferência de renda, de visitação domiciliar e de educação no desenvolvimento infantil.

Mais informações sobre o prêmio e os finalistas estão disponíveis em https://premioncpi.com.br/#finalistas