Grupo de pais e Filhos: um programa psicoeducativo de intervenção em funções executivas e regulação emocional – inscrições abertas.

07/03/2023 12:41
 

 

O programa é direcionado a famílias com crianças de 7 a 10 anos, que residem na grande Florianópolis e tenham disponibilidade de participar das avaliações presencialmente na UFSC.

O programa tem como objetivo ajudar os pais e seus filhos a lidarem melhor com as dificuldades relacionadas às funções executivas.

As funções executivas são um conjunto de habilidades complexas – flexibilidade cognitiva, memória de trabalho e controle inibitório – as quais permitem que a criança sustente, modifique e direcione comportamentos para atingir diferentes objetivos. Esse processo está também associado ao autocontrole, regulação das emoções e ao monitoramento de suas ações.

O programa é dividido em 4 módulos:

  1. Organização e Planejamento;
  2. Atenção, Controle e Flexibilidade;
  3. Memória de Trabalho; e
  4. Regulação Emocional.

Cada módulo tem duração de 3 semanas e se inicia com 1 encontro psicoeducativo online realizado aos sábados com os cuidadores, seguido por monitoramentos semanais das famílias participantes com nossa equipe de extensionistas.

Podem se inscrever no programa crianças com ou sem dificuldades de comportamento, de atenção, impulsividade, regulação emocional, TDAH, Dislexia. O programa não é recomendado para crianças com deficiência intelectual moderada a grave, transtornos neurológicos ou problemas graves de saúde e presença de deficiências sensoriais graves.

Nos encontros de monitoramento são realizadas atividades de aprimoramento das funções executivas, as famílias recebem semanalmente um guia de como realizar as atividades utilizando as habilidades de cada módulo.

Para realizar a sua inscrição acesse o link https://forms.gle/DeV9cigjysgydsmr8 e preencha o questionário de triagem até o dia 31/03.